Avó: “Mãe duas vezes”

por Karlla Marinho

materia avos 3

É um privilégio desfrutar da convivência entre avós e netos, principalmente quando esse relacionamento é de amizade e companheirismo. Em alguns casos, as avós são mais que coadjuvantes, acabam se tornando personagens principais na criação dos netos.  Um velho ditado diz que “avó é mãe duas vezes”, rssss. Certo dia, uma amiga, que é delegada de polícia, me mostrou uma pesquisa mostrando que as avós são mais confiáveis do que os próprios pais. Eu fiquei chocada mas, pai, mãe, tios e amigos da família são, na maior parte dos casos, os principais abusadores. Eu fiquei chocada, mas trabalhando tantos anos como jornalista, lembrei de muitos casos em que fiz cobertura e que realmente tornavam a pesquisa uma realidade, mesmo que absurda.

Mas deixando o assunto triste de lado, resolvi abordar esse tema por gratidão. Na minha casa as duas avós são daquelas que mimam, enchem de presentes, mas também aguentam as pontas comigo e o Rodrigo (marido) nos momentos difíceis, cada uma com o seu jeito e sua maneira de demonstrar amor, mas as duas são realmente especiais. As minhas meninas também possuem o privilégio da convivência com avô paterno, mesmo morando em outra cidade.

Em muitas famílias os avós se tornaram um pilar muito importante e este vínculo criado entre avós e netos é rico, benéfico e fornece valores essenciais às crianças. Se você tem vontade de fortalecer esse vínculo, mas não sabe como fazer, seguem algumas dicas para estreitar os laços:

  1. Esclarecer limites ajuda a melhorar a convivência. Em alguns casos, a chegada dos netos amenizam os atritos entre pais e filhos e por esse motivo é bom aproveitar o momento para acertar as diferenças e reestabelecer a paz. Nada que uma boa e longa conversa não resolva. Se os seus pais se colocaram à disposição para ajudar sente e converse claramente, diga o quanto essa ajuda é preciosa, mas compartilhe também suas preocupações quanto a educação da criança, com relação a manutenção de algumas regras quanto a alimentação, horários, higiene e ao mimo exagerado aos pequenos.
  2. Ajude a receber ajuda.  Se os avós optarem por deixar os filhos com os avós é bom dar uma ajudinha. Os pais podem, por exemplo, deixar a comida preparada previamente para economizar o trabalho e tempo dos avós. Além de ajudar em algumas despesas extras .
  3. Compartilhar lembranças da infância com os filhos. Para os netos que moram longe dos avós, os pais podem mostrar as fotos e contar histórias sobre a infância. Essa é uma boa alternativa para aproximar as crianças dos avós.
  4. Aumentar a frequência das vistas. Morando longe ou perto, mas na mesma cidade, vale a pena uma visitinha, mesmo que seja rápida. Se os avós morarem em outra cidade também vale planejar a visita com antecedência e fazer com que as crianças participem desse planejamento, para que esse momento se torne especial.
  5. Telefone, internet… use a tecnologia a seu favor.  Correio, email,  Skype, whatsup, telefone… Envie fotos e vídeos, compartilhe com os avós as primeiras experiências dos netinhos sempre que puder.
  6. Demonstrar gratidão sempre. Os pais devem ser os principais responsáveis por cuidar e educar as crianças e não os avós. Demonstre sua gratidão sempre, verbalmente, com gestos de carinho ou se puder com um pelo presentinho. Família unida é privilégio e benção de Deus, então aproveite ao máximo.

Adorei compartilhar com vocês e antes de finalizar, gostaria de lembrar que os conflitos existem, mas o importante é não desanimar e aproveitar os momentos.

Publicado em 26 de janeiro de 2016, em Vamos passear?. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário